A língua é viva e reflete a cultura, história e identidade de um povo. Para o linguista português Fernando Venâncio, o vocabulário, as expressões e até a pronúncia do português falado no Brasil formam uma identidade linguística própria, que se distanciou da versão original, portuguesa. Ele acredita que o idioma brasileiro está em constante transformação e, em breve, será reconhecido como “brasileiro”, e não mais como “língua portuguesa”.
‘Em algumas décadas, o idioma falado no Brasil se chamará brasileiro’, diz linguista.
Em reportagem para a BBC Brasil, o linguista Fernando Venâncio defende que a língua de Portugal não nasceu exatamente em Portugal.
E o Brasil, a principal ex-colônia portuguesa, fala um idioma que cada vez mais se modifica e será chamado em um futuro breve de “brasileiro”, e não mais de “língua portuguesa”.
Venâncio argumenta, apoiado em diversos estudos acadêmicos e registros históricos, que o idioma português nasceu em um território do qual somente uma parte é atualmente Portugal: o Reino da Galiza, fundado no século 5 d.C., após a dissolução do Império Romano.
Hoje em dia, a parte principal do que foi esse reino é a Galícia, região que pertence à Espanha. O galego é considerado um dos idiomas oficiais pela constituição do Estado espanhol.
Essa origem foi apagada por questões da construção da identidade nacional lusitana.
OXENTE
Inclusive, a origem da mais famosa expressão nordestina, oxente, é de influência galega.
Mesmo com a influência do linguajar brasileiro sobre a população portuguesa, o linguista considera que está em curso um processo de separação entre as duas variantes, e não de união.
Não sabemos quando irá acontecer o rompimento total, mas pelo visto será inevitável.
A língua é um organismo vivo
As línguas mudam, se adaptam e evoluem ao longo do tempo. O “brasileiro” já é uma realidade em muitos aspectos do nosso cotidiano, seja na maneira como nos expressamos, na escrita, ou nas gírias e expressões que surgem e desaparecem.
Portanto, é natural que as diferenças entre o português falado no Brasil e em Portugal se tornem cada vez mais evidentes.
Nossa língua, com suas influências indígenas, africanas e de tantos outros povos, reflete a riqueza cultural e a diversidade que fazem do Brasil um país único.
Ser chamado de "brasileiro" é um reflexo vivo e dinâmico da nossa identidade.
Gostou da ideia de reconhecer o "brasileiro" como uma língua distinta, que reflete nossa identidade cultural e a diversidade
do Brasil?