Desde sua criação, a ArtRio tem a ambição de ter o Rio de Janeiro como referência no mundo das artes. Na semana em que a feira é realizada, uma intensa agenda agita a cidade – enquanto o evento acontece na Marina da Glória, emoldurado pelo Cristo Redentor e pelo Pão de Açúcar, uma riquíssima e diversa agenda de exposições, encontros, visitas guiadas, performances acontece em diferentes endereços da cidade. É a potência da arte unindo todos os bairros e regiões, arte moderna, contemporânea, popular. Colecionadores, artistas, curadores, amantes das artes e pessoas que estão descobrindo o que esse universo traz.
Chegando a sua 14ª edição, a ArtRio terá um novo projeto arquitetura para a área externa, possibilitando uma configuração com espaços maiores. Um importante foco da ArtRio é dar continuidade à valorização do conteúdo, amplificando o debate e o aprendizado sobre o mercado de arte de forma ampla, incluindo história, movimentos e impactos das mudanças sociais e a chegada de novas tecnologias a esses cenários.
Em sintonia com importantes questões da atualidade, a ArtRio segue seu compromisso com a sustentabilidade e conscientização sobre o tema, realizando uma série de ações para a redução de impacto de todas as etapas da produção e realização da feira e sua agenda. A feira de arte acontece na Marina da Gloria entre os dias 25 e 29 de setembro, com uma rica e intensa programação paralela em diferentes espaços culturais e áreas públicas da cidade, além de ações digitais. Desde sua 1ª edição, em 2011, a ArtRio conta com um calendário anual, levando conhecimento a diferentes públicos e incentivando o contato com a arte.
“Um dos nossos principais desafios ao realizar o evento é ter uma curadoria de excelência, com a seleção de galerias e propostas curatoriais que despertarão um novo olhar para a arte, além de reforçar o reconhecimento ao trabalho de artistas e galeristas. Ao mesmo tempo, temos o compromisso com as principais questões de alto impacto no futuro, como sustentabilidade, educação, inclusão e diversidade. A ArtRio, com sua agenda perene e ações direcionadas a diferentes públicos, nos permite trazer uma característica incomparável da arte: a capacidade de representar o pensamento e o desejo de mudança da sociedade, e assim traçar novos rumos da história”
⎯ Brenda Valansi, presidente da ArtRio.
O Comitê Curatorial da ArtRio 2024, responsável pela seleção das galerias participantes, é formado pelos galeristas Alexandre Roesler (Nara Roesler), Antonia Bergamin (Galatea), Filipe Masini e Eduardo Masini (Athena), Gustavo Rebello (Gustavo Rebello Arte), e Juliana Cintra (Silvia Cintra + Box 4), e pelo special advisor Márcio Botner.
Na edição de 2024, os visitantes poderão explorar três programas especiais:
PANORAMA, localizado no pavilhão TERRA, que reúne galerias de arte moderna e contemporânea com forte atuação no mercado.
BRASIL CONTEMPORÂNEO, no pavilhão MAR, destaca a produção de artistas de fora do eixo Rio-São Paulo, proporcionando uma visão ampliada da arte brasileira. O programa, com curadoria de Paula Borghi, traz à tona a diversidade cultural e econômica das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul.
SOLO, também no pavilhão MAR, é uma oportunidade para o público conhecer o trabalho de um único artista por galeria, com curadoria de Ademar Britto, oferecendo uma imersão nas diferentes técnicas e fases de carreira de artistas selecionados.
Brasil contemporâneo
Seguindo seu compromisso de valorização da arte brasileira, a ArtRio 2024 traz o programa BRASIL CONTEMPORÂNEO, destinado a artistas residentes fora do eixo Rio–São Paulo, representados prioritariamente por galerias das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país. Com curadoria de Paula Borghi, o programa possibilitará uma visão mais ampla da produção artística nacional, detalhando as influências como questões culturais e econômicas, história da região, matéria-prima local.Seguindo seu compromisso de valorização da arte brasileira, a ArtRio 2024 traz o programa BRASIL CONTEMPORÂNEO, destinado a artistas residentes fora do eixo Rio–São Paulo, representados prioritariamente por galerias das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país. Com curadoria de Paula Borghi, o programa possibilitará uma visão mais ampla da produção artística nacional, detalhando as influências como questões culturais e econômicas, história da região, matéria-prima local.
“Queremos trazer para a feira artistas de todas as regiões do país, e mostrar a
grande pluralidade da produção artística brasileira. É importante que o público
reconheça a riqueza que temos no país, com artistas inspiradores e que
traduzem em suas obras nossa história como sociedade e como nação”, indica
Brenda Valansi, presidente da ArtRio.
Confira os artistas que estão no nosso Observatório
SOLO
Programa com curadoria de Ademar Britto, quando cada galeria apresenta projeto original de um único artista. É uma oportunidade para o público conhecer a produção dos artistas com uma linha curatorial definida, produções recentes de artistas em diferentes momentos de carreira e com diferentes técnicas.
A Artrio 2024 é apresentada pelo Instituto Cultural Vale, com patrocínio máster da Prio e do Bradesco, e patrocínio da cerveja Stella Pure Gold. A feira tem o apoio de Rio Galeão, IBMEC | Instituto Iduqs, Bombay, Sauer e Granado. O Copacabana Palace é o hotel oficial do evento e o Shopping Leblon é o shopping oficial.
O evento tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e do Ministério da Cultura.
A realização da ArtRio é da BEX Produções e coprodução da Dream Factory.
ARTRIO 2024
Datas
26 a 29 de setembro (quinta-feira a domingo) Preview – 25 de setembro (quarta-feira) 25 de setembro – Preview das 13h às 21h 26 a 28 de setembro – das 14h às 21h 29 de setembro – das 12h às 21h
Ingressos
Venda no site artrio.com
Inteira R$ 80 / Meia R$ 40
Local
Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória Estacionamento no local, sujeito a lotação Metrô: Estação Glória